Categorias

37º BPM/I celebra seu 28º aniversário

O 37º BPM/I foi criado em 15 de agosto de 1989 e atualmente é responsável pelo policiamento ostensivo de área que compreende oito municípios, que juntos, somam aproximadamente 294 mil habitantes.

Para a tarefa, são mobilizadas duas companhias territoriais, subdivididas em pelotões e grupamentos que desempenham suas atribuições por meio do policiamento comunitário, programa de policiamento escolar, policiamento com motocicletas (ROCAM), policiamento com bicicletas e rádio patrulhamento, com o objetivo de prevenir o cometimento de ilícitos penais e de infrações administrativas sujeitas ao controle da Instituição. Conta ainda com a Cia de Força Tática, que dispõe de equipes motorizadas, cavalaria e canil.

Atua em regiões específicas, que apresentam certas peculiaridades e agem em prevenção setorizada, com intensificação ou saturação localizada de policiamento, repressão ao crime organizado em locais com alto índice de criminalidade, ocorrências de vulto, eventos de importância, controle de tumultos e ações para restauração da ordem pública de maior magnitude. Seu patrulhamento tático é motorizado, executado com viatura de maior porte e com reforço de armamento e equipamento.

Publicidade

Comandado pelo Tenente Coronel PM Márcio Silveira Franco, o 37º BPM/I, tem a missão de zelar pela segurança, ordem e bem-estar social, sempre pautada na legalidade e na observância dos princípios éticos e morais.

Índices de criminalidade

Neste primeiro semestre, dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam uma queda de 15% nos homicídios dolosos, que diminuiu de 13 para 11 casos. Também houve redução no número de roubos, 30% a menos que no mesmo período do ano anterior, que somou 681 ocorrências contra 476 em 2017. Furto e roubos de veículos também apresentaram baixa, 6% e 11%, respectivamente.

A Comunicação Social do 37ª BPM/I divulgou que nesses primeiros seis meses de 2017, foram realizadas em Rio Claro, 38.5 mil abordagens policiais, a prisão de 260 criminosos em flagrante, 161 por mandato, 131 infratores foram apreendidos e 44 armas de fogo.

Projetos sociais

Há cinco anos, a Cavalaria e Canil da Policia Militar de Rio Claro vem desenvolvendo atividades educativas e cooperativas para crianças atendidas por entidades da cidade. Por meio dos animais da corporação, cavalos e cachorros, cerca de 25 crianças da UDAM e do Educandário são recebidas semanalmente no 37º BMP/I, para a prática do Volteio Interativo e o Cinosocial. O 37º BPM/I desenvolve ainda o projeto Proerd, que é realizado nas escolas de Rio Claro e instrui sobre os malefícios que as drogas e a criminalidade podem causar.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal

Comentários: