Categorias

Estado homenageia os policiais nota 10 de março

Integrantes das polícias Civil, Militar e Técnico-Científico foram reconhecidos por atuação em ocorrências de destaque, inclusive no atendimento ao caso do ataque à escola de Suzano

O governador João Doria e o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, homenagearam nesta terça-feira (9), 20 integrantes das polícias Civil, Militar e Técnico-Científico com o certificado “Policial Nota 10”. A cerimônia aconteceu na sede do Palácio dos Bandeirantes.
Criado pela atual gestão da Secretaria da Segurança Pública, o programa “Policial Nota 10” tem como objetivo reconhecer e estimular o bom trabalho policial em todo o Estado.
“Hoje temos que homenagear aqueles que cumpriram bem o seu papel à frente das polícias Civil , Militar e Técnico-Científica. Temos muito orgulho de todos vocês”, destacou o governador no início do evento.
Nesta terceira edição da homenagem, foram destacadas ocorrências que envolveram policiamento ostensivo, inteligência policial por meio de investigações e também canais de denúncia, bem como o trabalho de policiais científicos, levando em consideração os anos que estão contribuindo com a instituição.
Outro destaque da solenidade foi o reconhecimento da atuação das três polícias do Estado no episódio do ataque à Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, no dia 13 de março, e na ocorrência em que o trabalho integrado impediu o assalto a duas agências bancárias na cidade de Guararema no dia 4. Ao todo, 150 profissionais serão homenageados.
“Tenho muito orgulho desse evento, que é o mais importante porque valorizamos a tropa. Estamos à quase 100 dias de governo e estou satisfeito com o que vi nesse período”, ressaltou o secretário da Segurança, que também disse ser grato a todos os policiais do Estado por tudo que fizeram nos três primeiros meses do ano.
 
Polícia Militar
O capitão Mário Augusto Ferreira de Freitas, o 1° tenente Roberto Menegário Sobrinho e o cabo Adriano Ricardo Camolêz foram alguns dos policiais militares homenageados na solenidade. O reconhecimento se deve pelo fato de terem evitado que um homem armado tirasse a própria vida dentro da Catedral de Ribeirão Preto, no dia 21 de março. Na ocasião, um dos PMs ajoelhou-se no altar da igreja para acalmar o rapaz que tentaria suicídio.
O segundo caso que foi destaque no mês foi a prisão de um homem envolvido na morte de um PM Ambiental, que desapareceu em janeiro do ano passado. Após denúncia anônima, o criminoso foi detido no dia 24 de março, na região de Sorocaba, pelo 1° sargento Cristiano da Silva e os cabos Paulo Ricardo Pena e José Antônio Garramone Júnior, que também foram reconhecidos com o título de “Policial Nota 10”.
O terceiro caso que resultou na condecoração de PMs foi a prisão de dois homens que tentaram sequestrar uma pessoa para fins de extorsão. Os criminosos foram interrompidos pelo sargento Juliano César Silva do Nascimento e o cabo Marcelo Rodrigues dos Santos, do 3º Batalhão de Policiamento Ambiental, e também pelos cabos Antônio Marcos Emilio e Leandro Rodrigo Barbosa, do 23° Batalhão de Polícia Militar do Interior.
 
Polícia Civil
O delegado Geovani Sesti Moschini, o investigador Diego Dias Vidal da Cruz e o escrivão Rodney Pereira de Oliveira, integrantes do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), foram homenageados pela apreensão de 1,2 tonelada de maconha e a prisão de três pessoas no bairro de Perus, zona norte da Capital, no dia 13 de março. O veículo havia sido carregado no Chile. O trio foi preso em flagrante e indiciado por tráfico de drogas e associação ao tráfico.
Outro caso de destaque também envolve uma especializada da Polícia Civil e levou a condecoração a um trio de profissionais. O delegado Rodolpho Chiarelli Junior, o investigador Moacir Teles Montilha e a escrivã Carla Barbosa, foram reconhecidos pela investigação que culminou na prisão de dois suspeitos pela morte de um homem, vítima do golpe popularmente conhecido como “Boa noite cinderela”. Com a prisão realizada no dia 28 de fevereiro, mais oito crimes semelhantes foram esclarecidos.
Durante o evento, também foram homenageados o delegado Norberto Donizeti Bergamini e o investigador Célio Aparecido Fattori Júnior, do 3° Distrito Policial de São Vicente. Os policiais foram responsáveis pela prisão de um holandês procurado por tentativa de homicídio pela Organização Internacional de Polícia Criminal, conhecida mundialmente como Interpol. O homem, que já era investigado por tráfico de entorpecentes, foi detido no dia 28 de fevereiro e com ele foram encontrados 41,4 quilos de ecstasy.
Polícia Científica
Por parte da Polícia Técnico-Científica, foram agraciados dois profissionais que muito têm contribuído com a instituição. Um deles é o coordenador da Frota do Instituo Médico Legal (IML), Edilton José Barros Azevedo. Há 28 anos na SPTC, ele é responsável por chefiar a recolha de cadáveres na Capital e já atuou em ocorrências de destaque, como o acidente que vitimou o jornalista Ricardo Boechat e também o atentado à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano. Também foi homenageado o auxiliar de necropsia Alan da Silva Ferreira, que atua há anos na SPTC e sempre de forma proativa ajudou a instituição.
Ataques à escola em Suzano e a agências bancárias em Guararema
Na solenidade, 76 profissionais da Segurança Pública que atuaram no caso do atentado à escola Raul Brasil, em Suzano, foram homenageados. Do total, foram agraciados 14 policiais militares, 32 civis e 30 técnico-científicos.
Além disso, outros 74 policiais (31 militares, 41 civis e dois técnico-científicos) foram homenageados por terem impedido o assalto em agências bancárias, localizadas na cidade de Guararema. Foram apreendidos oito fuzis, quatro pistolas, duas calibres 12, explosivos e coletes balísticos. Até o momento, seis pessoas foram presas.
Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal

Comentários: