Categorias

Rio Claro implanta sistema que identifica veículos roubados

Leitores Automáticos de Placas em 48 pontos dificultam ação de marginais.

Mais agilidade para as forças de segurança que atuam no município e maior tranquilidade para a população. Com esse objetivo, entrou em operação no município o sistema Detecta, a partir de convênio do município com o governo estadual, e que permite que veículos roubados ou furtados sejam identificados instantaneamente ao passarem pelos 48 pontos de monitoramento espalhados pelo município. “Providenciar essa estrutura e trazer essa tecnologia fazem parte de nossos esforços para deixar a cidade mais segura”, resume o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O sistema está estruturado em 48 pontos. Os Leitores Automáticos de Placas (LAP), dispositivos que identificam veículos roubados, foram colocados em 38 equipamentos de fiscalização de trânsito, semáforos e lombadas eletrônicas. Outros dez foram instalados separadamente, sobretudo na entrada da cidade. “É uma ‘muralha eletrônica’ que já no período de testes mostrou sua importância como apoio no combate à criminalidade”, destaca o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antônio Bellagamba.

Publicidade

Com os LAP, assim que um veículo furtado passa pelo leitor, o sistema recebe a informação, que chega para Polícia Militar e Guarda Civil. A viatura mais próxima é acionada, o que dá mais rapidez na procura e localização do veículo.

Qualquer situação criminal que envolva veículos pode ter sua resolução auxiliada por meio do sistema Detecta, como assaltos ou sequestros. Uma vez que a placa do veículo usado no crime seja inserida no sistema, quando passar por um equipamento de LAP, a Polícia e a Guarda Civil recebem a informação em poucos segundos.

Detecta

O sistema Detecta é uma ferramenta do governo estadual que integra informações dos bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), entre outros.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal

Comentários: