Categorias

Morador do Cidade Nova acumulava em casa três toneladas de lixo

Prefeitura auxilia acumuladores de baixa renda a retirarem lixo e inservíveis de suas residências.

Ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde, subprefeitura do Cervezão e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente na quarta-feira (24) resultou na retirada de três toneladas de lixo de residência no bairro Cidade Nova. O caso foi informado à prefeitura em relato à Ouvidoria do município. Na casa havia muito material plástico, colchão, brinquedos quebrados e todo tipo de recipiente que pode acumular água. Todo o material recolhido precisou ser levado pelo caminhão cata bagulho até o aterro sanitário, já que estava sem condições de ser reciclado.

O trabalho é comandado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Esta é a terceira ação semelhante feita este mês. No dia 10, agentes estiveram em casa no Bairro do Estádio de onde recolheram cinco toneladas de inservíveis, incluindo móveis velhos, muitos recipientes recicláveis, colchões e eletrodomésticos quebrados. Na terça-feira da semana passada, dia 16, no bairro Bonsucesso, houve nova intervenção do CCZ que retirou de um imóvel 2,8 toneladas de material considerado potencial criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

Publicidade

De acordo com gerente do CCZ, Diego Reis, em muitos casos os acumuladores precisam da ajuda do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) por apresentarem algum tipo de transtorno. “Fazemos uma série de orientações para o combate ao mosquito, visitamos imóveis diariamente e sempre reforçamos o papel da comunidade, fazendo o descarte correto de materiais”, informa Reis. “Existem situações, no entanto, em que é preciso a intervenção de vários profissionais, inclusive do Caps, como caso dos acumuladores”, acrescenta.

O CZZ ajuda pessoas de baixa renda a fazerem remoção de materiais acumulados a partir de análise social. As demais, se forem notificadas e mantiverem o acúmulo de inservíveis, podem ser multadas. A multa inicial é de R$ 340,62, podendo aumentar de acordo com as reincidências até o limite de R$ 34.062,00.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal

Comentários: