Categorias

Meio século do paço municipal é tema de evento nesta terça-feira, em Rio Claro

Prédio completou 50 anos de inauguração no dia 13.

Ato solene às 10h15 é destaque desta terça-feira (30) em Rio Claro, que comemora os 50 anos do paço municipal. O prédio fica na Rua 3 entre as avenidas 3 e 5, e é referência urbana do Centro Histórico do município. Há meio século abriga passagens fundamentais da vida político-administrativa rio-clarense.

Para o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, celebrar os 50 anos do paço municipal é, acima de tudo, saudar as importantes contribuições de todos os que ali trabalharam e trabalham. “Especialmente os servidores mais humildes que, com sua dedicação, foram e são fundamentais para dar vida ao paço municipal”, destaca.

Publicidade

“Algumas das mais significativas decisões da história recente de Rio Claro foram tomadas no paço municipal”, prossegue Juninho. “Pelo paço também circulam diariamente centenas de pessoas, em busca de serviços e atendimentos, o que faz dele um dos espaços públicos mais importantes da cidade”, acrescenta.

Recentemente o paço municipal recebeu algumas melhorias e modificações. Uma delas foi a instalação, no ano passado, do segundo elevador do prédio. Outra é a reforma dos sanitários públicos do saguão de entrada. Nos últimos meses o paço municipal passou a sediar serviços como o Atende Fácil, Banco do Povo e Núcleo de Orientação ao Idoso.

De acordo com a superintendente do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, Monica Frandi Ferreira, o evento de terça-feira também será uma oportunidade de fazer um importante resgate da história do município. “Vamos falar de pessoas e fatos que nos ajudam a entender os dias atuais, assim como hoje, no paço municipal, estão sendo escritas importantes páginas que definirão o futuro”, destaca.

Paço

No dia 13 de julho de 1969, um domingo, o paço começou a ser ocupado pelas repartições públicas municipais. O prédio foi idealizado pelo ex-prefeito Augusto Schmidt Filho ainda em sua primeira gestão, na década de 50. Em seu segundo mandado (1964-68), Schmidt iniciou a construção do prédio, que foi entregue pelo seu sucessor, Álvaro Perin.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal

Comentários: