Categorias

“Superlua Azul”: Um espetáculo celeste para admirar nesta quarta-feira (30)

Foto: Divulgação/Observatório Heller & Jung

Nesta quarta-feira (30), teremos a oportunidade de apreciar uma superlua, um fenômeno em que a lua se apresenta mais brilhante e maior do que o usual. Esse evento ocorre quando o satélite natural da Terra está no perigeu, o ponto mais próximo de sua órbita em relação ao nosso planeta.

Nesse dia específico, a lua estará a uma distância de 357.181 quilômetros da Terra, a menor proximidade registrada desde o dia 26 de janeiro de 1948. Além disso, essa superlua de agosto será também uma lua azul, um termo utilizado quando há duas luas cheias em um único mês. A primeira lua cheia de agosto já ocorreu no dia 1º.

Vale esclarecer que os conceitos de “lua azul” e “superlua” não possuem fundamentação científica. O termo “superlua” foi cunhado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Segundo a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, os observadores terão a oportunidade de notar uma lua mais brilhante do que o habitual. Esse espetáculo celeste poderá ser admirado em todas as partes do mundo, desde que as condições meteorológicas estejam favoráveis.

Publicidade

Josina destaca que todas as luas cheias nascem no horizonte leste, coincidindo com o pôr do sol no oeste, e se põem no oeste quando o Sol nasce a leste. Isso significa que será possível observar a lua durante toda a noite. A próxima ocasião em que a Lua Cheia estará ainda mais próxima da Terra está prevista para o dia 25 de novembro de 2034.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp #superluaazul

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal

Comentários: