Categorias

São Paulo pode ter o dia mais frio do ano hoje

A capital paulista amanheceu nesta terça-feira (9), feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, com chuva intermitente e sensação de frio intenso. Durante a madrugada, a temperatura mínima registrada foi de 11,9ºC, com a mínima absoluta de 10,8ºC em Parelheiros, no extremo sul da cidade.

Segundo meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o dia deve continuar com tempo fechado e chuvoso. Áreas de instabilidade no interior estão avançando em direção à região metropolitana e ao litoral. “Há expectativa de chuva generalizada e intermitente, com intensidade variando entre fraca a moderada e ocasionalmente forte. A persistência dessas instabilidades pode gerar acumulados significativos e formação de alagamentos”, alerta o CGE.

A presença do ar frio de origem polar, aliada ao tempo fechado e úmido, pode fazer desta terça-feira o dia mais frio do ano. Até agora, a temperatura mais baixa de 2024 foi registrada em 30 de junho, com uma média máxima de 15,2ºC.

Publicidade

A previsão indica que a chuva continuará durante a madrugada e o início da manhã de quarta-feira (10). No decorrer do dia, há possibilidade de períodos com sol entre muitas nuvens, elevando a temperatura. As mínimas e máximas previstas para quarta-feira são de 13ºC e 21ºC, respectivamente. Na quinta-feira (11), o ar frio se afastará, e o sol voltará a brilhar com variação de nuvens, sem expectativa de chuva. As temperaturas devem variar entre 14ºC e 25ºC.

A Defesa Civil da capital paulista mantém o estado de atenção para baixas temperaturas em toda a cidade desde às 9h50 da última quinta-feira (4). A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) informou que as tendas da Operação Baixas Temperaturas (OBT) retomaram o funcionamento desde 29 de junho. Dez pontos estratégicos nas cinco regiões da cidade distribuem itens como sopas, chocolates quentes, pães, chás, garrafas de água e cobertores.

Esses postos de atendimento são acionados sempre que a temperatura mínima, ou a sensação térmica, atingem 13ºC ou menos, conforme os parâmetros do CGE. Os espaços também contam com profissionais de saúde, que atendem pessoas debilitadas e aplicam vacinas. Há atendimento para animais de estimação das pessoas em situação de rua, com oferta de ração, vacinas, vermifugações, microchipagens e emissão do Registro Geral do Animal (RGA).

Durante a OBT, orientadores do Serviço de Abordagem Social (SEAS) oferecem acolhimento e assistem pessoas nos locais, além de realizar buscas ativas e atender solicitações de abordagem social feitas por munícipes pelo 156. “Estas equipes estão reforçadas com cerca de 200 orientadores, além dos 590 que já atuam regularmente. As pessoas e famílias em situação de rua podem procurar os locais de acolhimento diretamente nesse período, sem a obrigatoriedade de encaminhamento pelas equipes de abordagem social”, afirmou a SMADS em nota.

Desde a reativação das tendas em 29 de junho até as 8h de hoje, a OBT realizou 6.831 abordagens e 12.586 acolhimentos em serviços da rede socioassistencial. Nas dez tendas, foram realizados 224.403 atendimentos e distribuídos 740.163 itens, incluindo 65.374 sopas, 72.736 pães, 30.275 chás, 49.037 chocolates quentes, 184.852 garrafas de água e 26.008 cobertores. Além disso, 915 pessoas foram atendidas com seus animais de estimação, abrangendo 908 pets e 801 potes de ração. Também foram aplicadas 44 vacinas e realizadas 32 vermifugações.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal

Comentários: