Categorias

Observatório Nacional transmitirá eclipse parcial da Lua na próxima terça-feira

O Observatório Nacional transmitirá ao vivo o eclipse parcial da Lua na noite de 17 de setembro até a madrugada do dia 18. A transmissão começará a partir das 21h41 (horário de Brasília) e poderá ser acompanhada pelo programa “O céu em sua casa: observação remota”.

O eclipse será visível em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Segundo a astrônoma Josina Nascimento, um eclipse parcial ocorre quando apenas uma parte da Lua passa pela sombra da Terra, conhecida como umbra, fazendo com que parte da Lua escureça.

O Brasil verá o evento completo, com a fase penumbral começando às 21h41, o início do eclipse parcial às 23h12, o pico do eclipse às 23h44, e o término do eclipse parcial às 0h15 do dia 18. A fase penumbral final terminará às 1h34.

Publicidade

Josina Nascimento destaca que não são necessários equipamentos especiais para observar o fenômeno e que a Lua estará visível a olho nu, desde que o céu esteja limpo. O próximo evento celestial será o eclipse anular do Sol, previsto para 2 de outubro, também transmitido pelo Observatório Nacional.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal

Comentários: