Categorias

Pássaro sihek, ameaçado de extinção, é reintroduzido na natureza após 40 anos

Foto: NewsMongabay

Após 40 anos, o pássaro ameaçado de extinção conhecido como sihek (Todiramphus cinnamominus) foi novamente avistado na natureza. A espécie, que habita a ilha de Guam, no Pacífico Ocidental, já foi comum nas florestas da região, mas a introdução acidental da cobra-árvore marrom (Boiga irregularis) na década de 1940 devastou a população local, pois as cobras se alimentavam dos ovos das aves.

“Nossos sihek, um símbolo da beleza de nossa ilha, com sua coloração azul-celeste e canela, reflete as cores de nossas águas e do pôr do sol”, comentou Yolonda Topasna, da Divisão de Recursos Aquáticos e de Vida Selvagem do Departamento de Agricultura de Guam.

Operação de resgate e recuperação

Publicidade

Na década de 1980, foi iniciada uma operação de resgate para preservar a espécie, com 29 pássaros sendo criados em cativeiro para reprodução. Isso estabeleceu as bases de um programa de reprodução que manteve a espécie viva nos últimos 35 anos, mesmo após a declaração do sihek como extinto na natureza em 1988.

No dia 23 de setembro, seis sihek foram soltos em uma área de floresta que serve como santuário livre de predadores, proporcionando um ambiente ideal para a procriação e aumento da população da espécie.

A jornada de libertação

A jornada para a libertação dos sihek começou no início do ano, quando o primeiro filhote da temporada nasceu em abril no Sedgwick County Zoo, no Kansas. Naquela época, havia apenas 45 fêmeas reprodutoras. Uma equipe de especialistas, incluindo tratadores da Zoological Society of London’s Whipsnade e dos zoológicos de Londres, trabalhou arduamente para cuidar dos filhotes.

Os pássaros foram transportados de avião para o atol em Guam, onde foram equipados com pequenos rastreadores de rádio para que os pesquisadores pudessem monitorar seus movimentos, uso do habitat e atividades reprodutivas.

Compromisso a longo prazo

Esse evento histórico representa o culminar de anos de trabalho colaborativo do Programa de Recuperação de Sihek. Manter uma espécie viva e saudável em cativeiro requer esforços contínuos, recursos, coordenação e um compromisso de longo prazo.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal

Comentários: