Categorias

Hospital do Cervezão utiliza técnica “mãozinhas do amor” em intubados por Covid-19

Além de favorecer melhora clínica, o objetivo é acolher e confortar o paciente. 

Duas luvas, um pouco de água e muito amor. Com esta receita simples, equipes de saúde proporcionam aos pacientes internados por Covid mais conforto e acolhimento para superar o momento difícil. Em Rio Claro, a técnica conhecida como “mãozinhas do amor” passou a ser utilizada no hospital de campanha do Cervezão, com pacientes intubados. 

Para imitar o toque humano, a mão do paciente é envolvida com duas luvas cirúrgicas, amarradas uma à outra e preenchidas com água morna. “Assim, o paciente que está isolado, sem contato com familiares e amigos, recebe a demonstração de que não está sozinho”, observa Daiane Campanela, chefe de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro. O objetivo é aquecer as mãos do paciente e tambémlevar carinho, para que ele se sinta amparado. 

Publicidade

Essa técnica para aquecer as mãosfoi criada no Rio de Janeiro pela enfermeira Lidiane Melo, diante da dificuldade para medir a saturação de paciente que estava com as mãos frias. Depois disso, as“mãozinhas do amor” ganharam ainda mais repercussão ao seremutilizadas em São Carlos, pela técnica de enfermagem Semei Araújo Cunha e pela enfermeiraVanessa Formenton. 

“A utilização desta técnica tem mostrado resultados positivos na perfusão sanguínea do paciente”, pontua Daiane. Na segunda-feira (26) a unidade do Cervezão atende três pacientes intubados, e nos três é aplicada a técnica das mãozinhas. “Desde que a ideia foi apresentada, a equipe do hospital abraçou a iniciativa e, com amor, se dedica para oferecer um pouco mais de conforto e acolhimento ao paciente também por meio das mãozinhas”, finaliza Daiane.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal

Comentários: