Categorias

Situação de seca extrema em Rio Claro: Alerta para risco de incêndios

A condição do tempo em Rio Claro (SP) permanece estável, com céu claro a poucas nuvens e baixos índices de umidade, principalmente durante a tarde. A massa de ar seco que predomina na região continua impedindo a formação de chuvas. Desde o último registro de precipitação em 10 de junho, o acumulado de chuva é de apenas 19,1 mm, abaixo da média esperada de 24,8 mm.

O cenário é ainda mais preocupante quando analisamos o acumulado anual. A média de precipitação esperada para o ano é de 1.442,6 mm, mas até o momento, o volume registrado é de apenas 586,4 mm, menos da metade do previsto. Essa defasagem é motivo de alerta, e o município está classificado com Seca Extrema pela plataforma Alerta-Secas, disponível no site do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais).

De acordo com o CEMADEN, o déficit de chuvas, a umidade do solo e as condições da vegetação indicam um agravamento da situação. A região permanece em estado de alerta, exigindo ações estratégicas para mitigar os impactos da seca, especialmente o risco elevado de incêndios florestais.

Publicidade

Nesta quinta-feira (25), a temperatura mínima registrada no campus da Unesp foi de 8,7°C, com máxima prevista de 30°C.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal

Comentários: