Categorias

Estado de São Paulo registra 11 focos de incêndio florestal; cinco já foram controlados

O estado de São Paulo amanheceu neste domingo (15) com 11 focos de incêndio florestal em diferentes municípios, de acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil estadual. Até o momento, cinco focos já foram controlados, enquanto outros seis ainda seguem ativos, exigindo o trabalho contínuo do Corpo de Bombeiros e o auxílio de 15 aeronaves.

Entre as regiões mais afetadas, estão Bananal (Vale do Paraíba), Caconde, Espírito Santo do Pinhal, Mococa (todas na região de Campinas), Itirapuã (região de Franca) e Castilho (região de Araçatuba). Na região metropolitana, o incêndio registrado em Franco da Rocha já foi contido.

Clima nas Áreas de Incêndio

Publicidade

As cidades afetadas pelos incêndios apresentam temperaturas variando entre 23ºC e 28ºC. Segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento estão entre 10 km/h e 15 km/h, com umidade relativa do ar variando de 35% a 60%. As condições climáticas nas áreas de incêndio incluem nebulosidade, e há previsão de chuvas na segunda-feira (16), o que pode contribuir para o controle das chamas.

Região Metropolitana de São Paulo

Na capital paulista, o domingo começou com muita nebulosidade e temperaturas em torno de 17,2ºC, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Houve chuviscos isolados na zona sul da cidade, mas o dia deve seguir com períodos de melhoria, apesar da permanência de nuvens. As temperaturas máximas não devem ultrapassar os 22°C, com umidade acima de 60%.

Para segunda-feira (16), a previsão é de chuvas fracas e garoa, mantendo o céu encoberto e as temperaturas oscilando entre 15°C e 20°C. Na terça-feira (17), o sol deve voltar a aparecer entre nuvens, com temperaturas variando entre 14°C e 22°C.

Qualidade do Ar

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que a qualidade do ar na região metropolitana é moderada, com riscos de sintomas respiratórios leves, como tosse seca e cansaço, especialmente em pessoas com doenças respiratórias. Recomenda-se que pessoas com problemas cardíacos ou pulmonares evitem atividades físicas intensas ao ar livre.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros seguem monitorando a situação dos incêndios no estado, e a expectativa é que as chuvas previstas para os próximos dias ajudem a controlar os focos ainda ativos.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal

Comentários: