Categorias

Alimentos recomendados nos dias de prova para concurso público

O que comer às vésperas e no dia da prova para concurso público?

Nutricionistas recomendam selecionar muito bem os alimentos para evitar algum desconforto que atrapalhe o desempenho do candidato durante o exame.

Como o exame dura uma média de cinco horas, o ideal é tirar o dia anterior para atividades de lazer e alimentar-se bem. Ficar em cima dos livros a essa altura do campeonato não vai ajudar muito. Reserve os últimos momentos para fazer alguma atividade prazerosa e procure dormir cedo para despertar descansado.

Publicidade

Dicas do que comer no dia da prova

Existem alguns mitos e verdades sobre alimentos que devem ser consumidos em maratonas de provas para manter-se desperto e com energia. Nutricionistas e especialistas listaram algumas sugestões do que incluir ou retirar do cardápio em dias de exame.

Em primeiro lugar, lembre-se sempre: nunca faça a prova em jejum ou sem estar bem alimentado. Ainda que você seja daqueles que não conseguem comer nada quando estão ansiosos, faça um esforço para comer, ao menos, uma refeição leve. Caso contrário, poderá ter problemas de rendimento, tontura, dor de cabeça e sonolência.

Café da manhã

Se você está acostumado a consumir certos tipos de alimentos no seu café da manhã, procure manter o hábito. Mas atenção, evite cardápios muito pesados e calóricos.

Uma boa dica é acrescentar uma fruta, cereais, pães integrais, iogurtes e queijos – de preferência, brancos. Esses alimentos dão energia em dias de prova e ajudam na concentração.

No almoço

O consumo de carboidratos é essencial para gerar energia, mas com cautela. Prefira alimentos que sejam integrais e ricos em fibra. Eles são ideais para prolongar a sensação de saciedade e controlar o trânsito intestinal, evitando desconfortos durante a prova.

Saladas e peixes são uma boa pedida, desde que você goste desses alimentos.

O que não comer

Alguns alimentos devem ser evitados – não apenas no dia da prova. Procure se preparar cerca de dois dias antes para não ter, por exemplo, uma crise de enxaqueca ou um desarranjo intestinal.

Confira a lista dos alimentos inimigos dos concurseiros:

Alimentos pesados: e aqui não está só a feijoada. Evite alimentos como churrasco, pizza, fast food e todos aqueles que deixam a sensação de “estômago pesado”.

Álcool: as bebidas alcoólicas costumam causar tontura e dor de cabeça – e, também, o velho e conhecido efeito da “ressaca”. Além disso, muitas bebidas são diuréticas, aumentando a produção de urina.

Durante a prova, seria um grande prejuízo, pois o candidato teria que se deslocar várias vezes para ir ao banheiro, trazendo problemas no desempenho e concentração no exame.

Alimentos ricos em sódio: o sódio é bastante conhecido pelo processo de retenção de líquidos, causando sede excessiva. Evite alimentos como macarrão instantâneo, presunto – e embutidos em geral, queijos como o cheddar e o parmesão e fast foods.

Pimenta: esse alimento deve ser evitado, sobretudo, para quem sofre de úlceras ou gastrite. Para os demais, também é bom passar longe do condimento, pois pode causar azia e mal-estar.

O que comer durante a prova

Dentre os alimentos que dão energia em dias de prova, estão biscoitos de água e sal, pão integral, barrinhas de cereal (que não sejam muito doces), torradas, frutas secas ou frescas, conforme sua preferência.

Entre outras dicas estão o queijo tipo polenguinho, iogurtes e bebidas à base de soja, caso agrade ao seu paladar.

O chocolate, se consumido com moderação, também é um grande aliado, mas atenção: apenas uma barrinha de chocolate amargo ou 70% cacau. Mais que isso pode causar mal-estar.

Os energéticos não são muito recomendados, pois mantêm o estado de alerta temporariamente. Quando o efeito da bebida passa, aumenta a sensação de cansaço. Se ainda assim você prefere ingeri-los, consuma os estimulantes naturais à base de ginseng, guaraná ou gengibre, que não são tão agressivos.

Por fim, não esqueça da sua água, líquido tão precioso. Basta levar uma garrafa de 500ml, já o consumo em quantidades mais elevadas pode levá-lo muitas vezes ao banheiro, atrapalhando a sua atenção no conteúdo das avaliações.

Faça um pequeno kit com biscoitos de água e sal ou um sanduíche de pão integral e queijo branco, algumas frutas da sua preferência e um suco ou água e leve no dia da prova.

Prepare muito bem sua alimentação para que nada interfira no dia do concurso e boa sorte!

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal

Comentários: