Categorias

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo começa dia 4 em Rio Claro

Antecipação para o dia 4 segue determinação do Ministério da Saúde. Em Rio Claro, nove mil crianças precisam ser vacinadas.

 

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo terá início no próximo dia 4 de agosto (sábado), definido como “Dia D de Vacinação” em todo o País. A antecipação da data de início da campanha, do dia 6 para o dia 4, foi determinação do Ministério da Saúde. A campanha se estenderá até o dia 31 de agosto e terá mais um “Dia D” no dia 18.

Em Rio Claro, 9.079 crianças devem ser vacinadas, conforme informou o Ministério da Saúde à Vigilância Epidemiológica do município, vinculada à prefeitura por meio da Secretaria de Saúde. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) estarão abertas no dia 4 (sábado) das 8 às 17 horas para a vacinação. Os endereços de todas as unidades de saúde podem ser consultados no site www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.
Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, deverão ser vacinadas apenas crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias.
Também a partir do dia 4 de agosto, adultos que possuam apenas uma dose ou nenhuma da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deverão procurar uma das unidades de saúde para atualização da carteira de vacina.
De acordo com o calendário vacinal 2018 do Ministério da Saúde, a vacina tríplice viral também deverá ser aplicada em crianças com um ano de idade. A segunda dose, tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), deverá ser administrada em crianças com um ano e três meses de idade. Dessa forma, segundo a Vigilância Epidemiológica de Rio Claro, a criança já estará imunizada contra essas doenças, não necessitando tomar mais doses dessas vacinas.
Poliomielite

Publicidade

Chamada popularmente de “paralisa infantil”, a poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. O vírus foi erradicado no Brasil na década de 90. A contaminação da doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

Já o sarampo, segundo o Ministério da Saúde, é uma doença extremamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal

Comentários: