Categorias

Daae participa de estudo do uso dos recursos hídricos na Bacia do Corumbataí

Contrato de planejamento foi firmado em Piracicaba na manhã de segunda-feira (29).

Por abastecer Rio Claro e mais oito municípios vizinhos, a preservação do Bacia do Rio Corumbataí está sempre em pauta. Visando definir alternativas de abastecimento de água como forma de prevenir uma eventual crise hídrica na região da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí pelos próximos 20 anos, um estudo foi elaborado pela Agência das Bacias PCJ e pelos Comitês PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). “É uma iniciativa importante porque vai apontar medidas reparadoras com viabilidade técnica, econômica e ambiental, para garantir a disponibilidade de recursos hídricos às cidades atendidas pela Bacia do Rio Corumbataí”, afirma o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Ricardo Pires de Oliveira.

Representando Rio Claro, o superintendente do Daae participou da assinatura do contrato entre Agência das Bacias e o Comitê PCJ e a Engecorps Engenharia S/A, vencedora da licitação e responsável pelo estudo e levantamento de dados. O evento foi realizado na segunda-feira (29), no gabinete do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, que também é o atual presidente dos Comitês PCJ. O projeto prevê investimentos de aproximadamente R$ 480 mil, com recursos provenientes da Cobrança PCJ Federal, feita pelo uso da água em rios de domínio da União nas Bacias PCJ. O projeto tem privsão de durar 12 meses.

Publicidade

Cada município indicará um representante para compor a Comissão Técnica de Acompanhamento, que participará dos estudos a serem realizados pela empresa contratada. A Bacia do Corumbataí abastece os municípios de Rio Claro, Piracicaba, Santa Gertrudes, Corumbataí, Cordeirópolis, Analândia, Ipeúna, Itirapina e Charqueada. A população é de aproximadamente 710 mil habitantes e, atualmente, a disponibilidade hídrica dessa região é de 4,97 m³/s. A demanda é de 2,92 m³/s.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal

Comentários: