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Pedidos de isenção do IPTU também podem ser feitos no Atende Fácil

Neste ano os pedidos podem ser feitos pela internet, mas o atendimento presencial continua.

Aposentados e pensionistas de Rio Claro que tiverem dificuldade para pedir pela internet a isenção do IPTU 2019 terão auxílio no Atende Fácil, localizado na Avenida 2 entre as ruas 2 e 3, Centro. Essa é a primeira vez que a prefeitura oferece a facilidade das solicitações de isenção serem feitas pelo computador ou celular, sem que o beneficiário precise sair de casa. Pensando naqueles sem acesso a esses equipamentos ou sem intimidade com operações online, a prefeitura terá posto no Atende Fácil para quem precisar de ajuda.

“Ampliamos e facilitamos as maneiras de se pedir a isenção do IPTU em reconhecimento e respeito à importância dessas pessoas na história da comunidade”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Rio Claro tem uma grande população de idosos e estamos trabalhando para sempre melhorar o atendimento a essas pessoas”, acrescenta.  O prazo dos pedidos termina no dia 20 de fevereiro. Têm direito à isenção do IPTU os aposentados e pensionistas que ganham até dois salários mínimos e possuem apenas um imóvel, onde residem.

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Quem for ao Atende Fácil deve levar o CPF, RG, número de beneficiário e o número de cadastro do imóvel, que pode ser encontrado no carnê do IPTU. “Faremos a operação pela internet junto com a pessoa, mostrando cada passo do procedimento, que é muito simples”, explica Jéferson Araújo, diretor do Atende Fácil.

Pela internet, é preciso acessar o site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br) pelo computador ou celular. Primeiro, é preciso fazer um cadastro. Para isso é necessário ir ao link “Isenção de IPTU para aposentados e pensionistas” no site da prefeitura e clicar em “cadastre-se”. Na página seguinte, deve-se colocar os dados com nome, data de nascimento, gênero, nome da mãe, e salvar os dados. Em seguida, será preciso cadastrar CPF, RG e número de beneficiário. Uma imagem do RG, que pode ser digitalizada no computador ou uma foto de celular, precisará ser anexada. Depois, basta salvar os dados e aguardar email da prefeitura confirmando se o cadastro está em ordem e foi aceito ou se é preciso acrescentar ou adequar alguma informação ou documento.

Depois que o cadastro foi liberado, o pedido de isenção é feito acessando o link “Isenção de IPTU para aposentados e pensionistas” e clicando em “Criar”. Depois, deve-se acionar o ícone “Serviços ao aposentado e pensionista” e, em seguida, selecionar o serviço “Solicitação de isenção do IPTU – 2019”. É preciso determinar a finalidade do imóvel (“Residência”, “Comercial”, etc) e o tipo de construção (“Térrea”, “Sobrado” , etc). Depois, deve-se clicar em “Avançar”. O passo seguinte é preencher os dados do imóvel, entre eles o número de cadastro, que está no carnê do IPTU, e clicar em “salvar”. Se for necessário, pode-se anexar arquivos e imagens. Se não for necessário, ou após anexar, basta clicar em “finalizar requerimento”. É importante confirmar se os dados e arquivos estão corretos. Depois, disso, é só clicar em “Sim” para enviar o requerimento.

Feita a solicitação, basta aguardar email da prefeitura informando se o pedido de isenção foi aceito ou não. Todas as etapas da tramitação do pedido podem ser consultadas no site da prefeitura, na página de pedidos de isenção do IPTU.

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